Qual site de fontes utilizar? Diego Mendes 3 de julho de 2024

Qual site de fontes utilizar?

Recentemente um designer publicou que estaria sendo processado pelo criador de uma fonte por não possuir os direitos para utilizá-la em seus projetos, visto que o designer pensou que a fonte fosse gratuita pois se encontrava como “gratuita” no famoso site “DaFont”. O que gera o debate, o DaFont é seguro para baixar fontes para seus projetos?

A resposta pode ser tanto “sim” quanto “não”. Para usos pessoais sem o intuito de lucrar ou comercializar, a biblioteca de fontes do site é imensa e pode ajudar no seu projeto pessoal. O maior problema do DaFont é o upload de diversas fontes no site, sendo elas licenciadas para uso comercial ou não. Por isso muitos designers utilizam outros sites mais confiáveis para baixar fontes gratuitas e com licença comercial, como o famoso Google Fonts.

O Google Fonts, além de ser de propriedade do Google, possui um vasto catálogo de fontes com licenças comerciais de forma gratuita e que não criarão problemas futuros para o designer. Fora o bom uso da ferramenta de pesquisa, podendo filtrar o modelo da fonte por palavras chaves.

O site também possui uma fonte chamada “Noto”, uma fonte criada para ser utilizada em qualquer idioma e com qualquer modificação, seja com serifa ou sem. O nome “Noto” é uma abreviação para “No Tofu” que é uma expressão para os retângulos vazios que ficam no texto quando a fonte não possui aquele caractere.

De um ponto de vista técnico e seguro, o Google Fonts é a melhor opção para adquirir fontes populares e bonitas para seus projetos, tanto comerciais como pessoais. Já o DaFont pode ser utilizado somente para seus projetos pessoais para evitar um possível problema com processos judiciários.

  • DaFont: Vasta biblioteca com um grande acervo de fontes gratuitas, porém com pouca segurança em relação à licenciatura das fontes. Por conseguinte, recomendado para projetos pessoais.
  • Google Fonts: Recomendado para projetos comerciais, possui fontes gratuitas com licenciatura mas com uma biblioteca mediana.

De forma geral, o uso de sites gratuitos para instalação de fontes é o que podemos chamar de “faca de dois gumes”, pois possuem uma vasta biblioteca mas ao mesmo tempo possuem uma grande chance de não possuírem nenhum tipo de licenciatura.

O indicado para todo designer é procurar as licenças da fonte que está utilizando em seu projeto para que não corra o risco de receber uma notificação judicial como o designer do exemplo a introdução. Normalmente quando uma fonte é baixada, o usuário recebe como arquivos: a fonte e a licença. Por isso é sempre recomendado organizar seus arquivos em pastas específicas para não desorganizar seus itens.

×