Embalagens tem como principal objetivo o transporte e armazenamento, porém existe um terceiro objetivo principal que não é muito comunicado fora da área de produção, sendo ele a comunicação da embalagem com o cliente.
Um design bem feito sempre vai chamar atenção, isso é um fato, e por isso existem diversos produtos que nos cativam de primeira, por causa do seu design. Embalagens são pilares de produtos, os pontos chaves de cada mercadoria, e por isso quando bem feitos ganham muitos elogios e são a preferência do consumidor.
O design de embalagem é um trabalho árduo, tanto para o designer quanto para o proponente e o cliente, e por isso o design bem feito é recompensador, gerando lucro e alavancando a imagem da empresa, transmitindo mais do seu posicionamento e assim criando mais e mais demandas.
Alguns dos motivos para o investimento nas embalagens são recompensadores, como na lista abaixo:
- A valorização da sua marca estará em jogo e uma boa embalagem vai criar uma boa conexão do seu cliente com o produto, visto que é pela embalagem que seu cliente terá o primeiro contato com sua marca.
- Embalagens sustentáveis podem ser o ponto chave para seu produto. Prático, acessível e de fácil produção.
- Um bom design comunica sua identidade e valor de marca, aumentando o número de seus clientes e os tornando leais ao seu produto.
- Seu produto irá se destacar em relação à concorrência. Um bom design chama atenção, seja ele minimalista ou exagerado, e com certeza com o bom uso de composição e arte, sua marca vai ganhar seu próprio espaço no mercado.
- Embalagens práticas podem ser o diferencial. Quem nunca comprou um produto e teve bastante dificuldade de abrir a embalagem? Por isso, o design thinking em relação à embalagem é o ponto chave: pensar em como a embalagem vai se portar nas mãos do consumidor.
- Empatia. Pois é! A empatia com o consumidor pode ajudar na identidade da marca, um bom design cria um storytelling para que o cliente se veja no produto e se sinta mais propício de comprar o mesmo.
O design de embalagens é um fator crucial para que o empreendedor consiga sucesso em vendas e se diferencie das concorrentes. Existem pesquisas que afirmam que 60% dos consumidores brasileiros avaliam primeiramente a embalagem e a mesma se torna o fator primordial para sua decisão de compra, logo, se a embalagem tiver um bom design é compra na certa.
O investimento certo para sua embalagem pode ser o ponto necessário que estava faltando para alavancar seu negócio.