IA, abreviação de Inteligência Artificial, são ferramentas tecnológicas criadas pela humanidade em busca de automatização de tempo e auxílio em projetos. Mas afinal, o que são as grandes IA’s “Generativas” que tanto são faladas sobre nas redes sociais e no mercado hoje em dia? São IA’s que utilizam do seu propósito de ferramentas para auxílio para gerar conteúdo sem o intuito de ser uma ferramenta para auxiliar, mas sim como uma ferramenta para iniciar e finalizar um projeto por conta própria.
O principal tópico sobre as IA’s Generativas hoje se baseia na questão de serem éticas ou não, e também sobre a regulamentação do uso. IA’s foram criadas como auxiliadoras e o maior problema das generativas são o uso sem autorização de imagens, vídeos e outras informações disponibilizadas na internet para criar seu próprio produto e resultado, o que incita o debate sobre serem utilizadas ou não, além de muitas IA’s Generativas serem disponibilizadas gratuitamente para serem usadas.
Desde o boom das IA’s recentemente, muitas mobilizações artísticas foram sendo movimentadas para combater o uso sem regulamentação da mesma, alegando o roubo de conteúdo online e assim, criticando o uso de má fé de usuários online para criação de seus conteúdos artificiais.
No exterior, inúmeros protestos se iniciaram para combater o uso desenfreado das IA’s, alegando que as mesmas poderiam substituir os trabalhadores e que poderiam ser usadas para chantagear pessoas com o uso de imagens falsas. No Brasil, a PL 2338/2023 foi criada para regulamentar o uso das IA’s porém em novas emendas é possível notar que o propósito principal é a remoção dos direitos autorais de artistas para que o uso das IA’s sejam feitas sem problemas jurídicos, o que gerou uma grande polêmica nas redes sociais.
Alguns dos mais recentes usos de I.A. estão sendo:
- Criação de produtos de design automáticos;
- Criação de artes digitais;
- Criação de documentos (livros, trabalhos acadêmicos, manuais, etc.);
- Criação de áudio com voz de pessoas reais;
- Criação de fotos e vídeos artificiais.
Sendo a maioria das criações sem o consentimento ou aprovação do autor/material original.
O uso das IA’s Generativas podem auxiliar nos trabalhos mais complexos e que precisam de uma automatização rápida, mas é fato que o uso das mesmas precisa de uma regulamentação para não ocorrem erros e complicações para a sociedade como um todo. Dessa forma, as mesmas andam numa linha tênue entre o certo e o errado e assim, o debate continua: O uso das IA’s Generativas é ético ou não?