Histórias da Arte: Paula Scher Diego Mendes 15 de julho de 2024

Histórias da Arte: Paula Scher

O design gráfico sempre esteve presente desde os primórdios da sociedade, vemos design em tudo: em serigrafias de agendas e bolsas, nas letras em verniz de promoções em supermercados, no cartão de visita de uma loja, etc. Quando falamos de fontes, falamos também de design, e quando falamos de design e tipografia pensamos na grandiosa Paula Scher.

A mais influente designer gráfica do mundo inteiro, Paula Scher é uma mestra quando se fala em arte tipográfico devido à sua criatividade e técnica. Scher se tornou muito influente no começo dos anos 80 quando seu uso de tipografia se tornou influente para todo o mundo e foi nos anos 90 que debutou seu maior projeto de design para “The Public Theater”.

Hoje seu trabalho é mundialmente reconhecido e estudado. Scher, afiliada desde 1991 ao Pentagram, trabalhou com design para inúmeras marcas como Microsoft, Adobe, Tiffany & Co, Citibank, Coca-Cola, etc. Mas essa grande variedade de empregos nunca foi fácil no começo.

No documentário – disponível na Netflix – “Abstract: The Art of Design”, Paula afirma que a área do design em sua época de ascensão era majoritariamente masculina e que isso poderia dificultar sua busca por trabalhos e ocupação no mercado de design. Ao se tornar uma das diretoras do Pentagram, maior consultoria de design do mundo, Paula se tornou mais segura de si e do espaço que uma mulher pode alcançar: “Chegar à Pentagram me igualou. Percebi que uma mulher podia ocupar um cargo de liderança, ela não precisava ser sempre a assistente.”

Conhecida principalmente pelo seu estilo eclético, Paula se tornou o principal nome do design gráfico mundial. A mesma também é ilustradora, possui uma grande paixão por mapas e cria inúmeros sempre coloridos e estilizados representando cada parte geográfica.

Além de ilustradora e designer, Paula também é uma palestrante e educadora que compartilha suas experiências e visões de arte para as próximas gerações de designers. Scher também possui a Medalha de Ouro do AIGA, o maior reconhecimento do meio de design gráfico, em 2001.

×