O briefing, em si, é um documento fornecido pelo proponente do seu projeto, nele contém todas as informações necessárias para que o designer possa realizar o projeto sem nenhum erro. Inevitavelmente, em alguns casos, o designer precisa se comunicar com o cliente durante o processo, pois algo no briefing faltou ou não ficou bem explicado.
Para corrigir este problema, aqui se encontram algumas dicas para que o briefing seja o mais informativo possível.
- POSICIONAMENTO DE MARCA: O posicionamento de marca é um dos pontos chaves para o briefing estar completo, nele o cliente irá colocar todo material em relação à marca, como os valores, o público alvo, o que a marca defende e tem como objetivo principal, legislações, etc;
- ELEMENTOS: Elementos como cores, tipografia preferida, ideias de identidade visual, aplicações em específico, estilo de design, entre outros são primórdios de um bom briefing, ajudando ainda mais o designer para que o projeto possa sair com tudo que o proponente necessita;
- LINGUAGEM E INFORMAÇÃO: Linguajar muito rebuscado pode afetar a comunicação entre o cliente e o designer, é sempre bom ser o mais claro possível mas ainda sim com toda informação possível;
- DEFINIÇÃO CLARA DE OBJETIVOS: Mostre seus objetivos o mais claro possível, com metas a serem atingidas e datas limite para o projeto finalizado (caso haja alguma).
No geral, o briefing serve como porta de entrada para o projeto ser iniciado. Ele irá reunir todas as informações possíveis junto com ideias para a realização do serviço.