As cores e como elas afetam nossa decisão Diego Mendes 14 de junho de 2024

As cores e como elas afetam nossa decisão

A psicologia das cores é um estudo sobre como a interferência das cores altera o modo de pensar e sentir do cérebro. Exemplo claro disto são as inúmeras cores quentes, como vermelho e amarelo, por praças de alimentação para incentivar o desejo da fome. Ou talvez as cores verdes em propagandas ambientais para remeter a calma e serenidade do meio ambiente. Até mesmo a cor, ou falta dela, preta, para anúncios fortes e intimidantes para demonstrar implacabilidade e ferocidade. A cor é uma grande estratégia de marketing.

Como o uso dessas cores de fato afeta nosso cérebro? No livro de Eva Heller “A Psicologia das Cores: Como as Cores Afetam a Emoção e a Razão”, a mesma descreve que as cores moldam nossas experiências mundanas e é por isso que muitos dos conceitos que sabemos hoje sobre a psicologia das cores se baseia no contexto histórico, social e cultural da sociedade.

Ainda sobre a escolha correta das cores para uma marca ou negócio, a escolha adequada pode influenciar clientes e suas decisões de compra, aumentar a demanda do seu produto, atrair novos clientes, contribuir para o reconhecimento da marca, etc.

Mas e em relação às cores que podem possuir mais de um significado? Como por exemplo o vermelho, que pode simbolizar tanto o amor quanto a raiva? Cores são mutáveis e necessitam de um contexto para simbolizar uma emoção, por isso o vermelho da praça de alimentação transmite fome, pois se junta com o amarelo, a cor da alegria.

O azul é uma cor de calma e tranquilidade, muito utilizado por empresas aéreas por remeter a cor do céu. Também pode ser a cor da tecnologia, sendo muito utilizado por start-up’s de tecnologia e informação. Um exemplo é o banco digital roxinho, visto que essa cor transmite a sensação de inovação, e de fato te faz se perguntar: “Existiu algum outro banco roxo antes desse?” Provando mais uma vez que a cor faz a diferença.

A tonalidade branca de uma loja de roupas também é uma estratégia, para que fique completamente puro visualmente e assim as roupas à venda possam ganhar seus destaques. Até mesmo o arco-íris de inúmeras cores nas escolas servem para criar o desejo de felicidade e diversão para as crianças, tornando o espaço escolar um lugar seguro e divertido.

O estudo das cores no mercado de trabalho é uma área muito importante, algumas empresas até mesmo registram cores específicas com o nome da empresa, deixando a mesma patenteada e sempre lembrada como “cor de empresa X”.

Em suma, as cores estão bastante atreladas ao design de marketing e em como elas se portam no produto para chamar atenção do cliente, seja ele o público-alvo ou não. Um estudo de cores se torna uma das partes principais na criação e desenvolvimento de qualquer novo projeto, se tornando a peça chave para cativar os olhos do consumidor, criando no mesmo o desejo correspondente ao qual a marca quer transmitir.

×